segunda-feira, 26 de novembro de 2007

WILL BLOGS KILL OLD MEDIA

Com o surgir das novas tecnologias da informação e da comunicação assistiu-se a uma nova forma de informar e de fazer comunicação, fazendo com que muitos se perguntassem se com isto seria o fim da imprensa como a conhecemos hoje.

Questão semelhante foi levantada aquando do surgimento da televisão, havendo quem dissesse que se iria assistir ao fim da era radiofónica, e no entanto, ainda hoje há imensas emissoras no ar com uma audiência fiel e inúmeros ouvintes.

As novas tecnologias como a Internet e os Blogs vieram complementar a imprensa escrita. A Internet muito dinâmica, pois combina três suportes num só meio, som, texto e imagem. “Potencializam a produção de conteúdos, trazem novas perspectivas em relação à troca mais intensa e efervescente entre as fontes, um maior volume de informação e principalmente uma maior pluralidade de pontos de vistas”. No entanto esta afluência de saberes e opiniões tem gerado bastante ruído e até desinformação, “Daí a importância da imprensa escrita e seus profissionais , que funcionam como um filtro e uma bóia de segurança para aquilo que reconhecemos como informação”.

Assim, se os “old media”, jornalismo tradicional, souber responder aos desafios do jornalismo on-line e o complementar, apostar na inovação e adaptação às realidades, será difícil assistir-se à sua extinção. Até porque maioria da população mundial não tem acesso às novas tecnologias e há muitos hábitos que não se perdem de um dia para o outro, como ler o jornal. É igualmente importante salientar que, em geral, os utilizadores da internet utilizam-na mais para quantidade e pela a rapidez do que para a análise ou leitura de longos artigos e reportagens. Por isso, o jornalismo tradicional terá sempre a possibilidade de preencher algumas lacunas, passando da competição à complementaridade.

(fontes de pesquisa: masquemedia.blogspot.com//
pt.shvoong.com/social-sciences/communications-media-studies

O CIBERESPAÇO É UMA DEMOCRACIA?”

Na minha opinião é. O ciberespaço pela sua infra-estrutura, por conseguir albergar um vasto leque de informação, de conter todos os saberes sem restrições possui um carácter democrático.

O utilizador pode navegar e pesquisar tudo o que quiser e precisar. Cria e utiliza um mundo virtual muito próprio no qual no qual deposita as suas opiniões, sonhos, escapes ao mundo real sem que tenha alguém que o detenha ou lhe imponha limites.

O Ciberespaço fornece um novo campo de imaginação, de acção e dinamismo da luta social, com amplas potencialidades na dinamização do debate público, proporciona um reforço da cidadania participativa, sem passear pelos meandros tradicionais e burocráticos.


quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Stanley Kubrick






SITES PARA PESQUISA: www.imdb.com
www.cinema.ptgate.pt
cine7.blogspot.com

MÉTODO DE PESQUISA UTILIZADO: No Google, Sapo, Altavista e Yahoo as palavras Stanley Kubrick bastaram para que surgissem vários sites relativos a este assunto. Quanto ao AEIOU estas duas palavras não produziram resultados, seguidamente tentei Stanley+Kubrick e novamente não houve resultados, suponho que este motor de busca não contenha informação sobre este tema.
No primeiro site a IMBD ( The Internet Movie Database ) http://www.imdb.com/name/nm0000040/ encontramos toda a informação acerca do trabalho cinematográfico de Stanley Kubrick com vários links para os diversos filmes em que participou, biografia, prémios arrecadados, artigos escritos sobre a sua pessoa, fotos suas e dos seus filmes. Encontra-se também referência a outras personalidades e trabalhos cinematográficos. Uma curiosidade fornecida por este site é relativa à sua personagem de cartoon favorita, o Woody Woodpecker .
No segundo site, resultado fornecido pelo sapo cinema.ptgate http://www.cinema.ptgate.pt/pessoas/107, é uma fonte de informação relativa à sétima arte semelhante ao site anterior, só que como é feito todo em português não possui tantos links como o anterior. Contudo a referência filmográfica e bibliografia é bastante completa e correcta. Têm também informação, dvd´s, televisão, passatempos, trailers, tops e permite ao cidadão integrar esta comunidade e postar comments no site.
http://cine7.blogspot.com/2005/11/realizador-da-semana-stanley-kubrick.html , um blog português totalmente dedicado a informações cinematográficas. Tem um grafisco básico, mas de entre os três é o que se relaciona mais com o tema. A informação sobre Stanley Kubrick é correcta e completa, estão referenciadas todas as suas obras. Há também acesso às estreias de cinema, com respectivos cartazes a ilustrar.
Em relação aos motores de busca o Google, mesmo o google.pt, os sites fornecidos são maioritariamente americanos ou ingleses. Já no sapo, temos sites maioritariamente com informações em português. O altavista e Yahoo disponibilizam menos resultados que o google. Neste trabalho o google, sapo e yahoo foram os motores de busca que mais e melhor informação forneceram.




sábado, 3 de novembro de 2007

Crise em Myanmar





Para saber mais sobre este assunto visite os seguintes sites:
http://edition.cnn.com/2007/WORLD/asiapcf/11/03/myanmar.un/index.html site da cnn. Muito completo, com informação detalha, diversos links referentes à situação em Myanmar. Assim como diversos vídeos, entrevistas, fotos, uma linha cronológica dos eventos noticiosos que vêm saindo. Uma boa fonte de informação
http://www.tvnet.pt/dossiers/detalhes.php?id=30 Sitio em português com diversos links, 17, para noticias escritas sobre a crise em Myanmar. Disponibiliza 2videos e dá a escolha de se puder comentar as notícias. A diversidade de informação que aqui encontramos é muito boa. Neste sítio encontramos notícias de todo o mundo, assim como informação sobre programas, meteorologia, noticias de última hora e permite ao cidadão comum que poste noticias através de MMs ou vídeo.
http://www.iol.pt/pesquisa/index2007.php?query=crise+myanmar
Sitio do Instituto Português de Relações Internacionais. Este sítio em termos de interactividade com o utilizador não oferece grandes escolhas contudo, o conteúdo de links, documentos e análises disponibilizados é o seu grande trunfo, visto que os sítios não oferecem o tipo de informação contido nos documentos e análises.
http://pesquisa.sapo.pt/?chan=jn&channel=jn&barra=noticias&filter=Jornal%2Bde%2BNot%C3%ADcias&q=myanmar&Img.x=0&Img.y=0
Sitio do Jornal de noticias. Tem um grafismo de cores de fácil associação com o jornal impresso. Tal como no impresso tem as notícias referentes às zonas centro, norte, sul, Minho e Porto. Há a edição do dia. Possui um arquivo, dossier, secção do leitor, o link para a tsf on-line e o Diário de Notícias. Tem as noticias divididas por: primeiro plano, nacional, policia e tribunais, economia e trabalho, saúde e vida, mundo, opinião, preto no branco, desporto, cultura, televisão e media, ultima, tema de domingo e “etecetera”.
http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/ruGGg5XAUjymwJDjNvr1Gg.html Um sitio muito simples. Não permite a postagem de comentários. Dá acesso a notícias de desporto, tecnologia, local e economia. Quanto a links sobre outros sítios com informação relacionada não há.
http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=859451 Sitio completíssimo em termos de informação disponível. Tem artigos relacionados, multimédia, comentários. Noticias de última hora, de desporto, de colunistas, tecnologia, politica, sociedade, economia, cultura, musica, cinema. Há espaços reservados aos leitores como o fórum, Esta é boca, Acredite se quiser. Tem newsletter. E para além de disponibilizar informação tem também ao dispor do utilizar a opção de compras, classificados, serviços, horas vagas e correio.